segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Introdução a P. A. (Progressão Aritmética)

Para entendermos esta matéria, vamos dar uma olhada no sentido do nome "Progressões Aritméticas""Progressão" é tudo aquilo que progride, que vai para frente, que muda. Como estamos falando de matemática, certamente será com números. Uma PROGRESSÃO é uma sucessão de números um após o outros (Ex. 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13... - ou também, 1, 5, 23, -25, 20, 20, 7,...). Ou seja, quando falamos simplesmente PROGRESSÃO, estamos nos referindo a alguns números colocados um após o outro sem, necessariamente, possuir uma lógica em sua distribuição.
E para ser uma PROGRESSÃO ARITMÉTICA (PA), o que deve acontecer?
Uma progressão aritmética é uma sucessão de números, um após o outro, que seguem um "ritmo definido".
Veja a progressão abaixo:
(1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17...)
Esta progressão segue um ritmo definido, mostrado na figura abaixo:
intro01.gif (2475 bytes)
Ou seja, temos um ritmo que é o de SOMAR DUAS UNIDADES a cada elemento que acrescentamos. Este é o ritmo que estamos falando, somar sempre o mesmo número a cada elemento acrescentado.
Como ela é uma progressão numérica que segue um "ritmo definido" de acréscimo em relação ao número anterior, ela pode ser classificada como uma PROGRESSÃO ARITMÉTICA CRESCENTE, pois note que sempre irá crescer.
Veja outro exemplo:
(16, 13, 10, 7, 4, 1, -2, -5...)
Esta também pode ser classificada como uma PA, pois segue um ritmo definido. O qual, diferente da anterior, é de decréscimo. Por ser assim, ela é chamada de PROGRESSÃO ARITMÉTICA DECRESCENTE.
Obs.: Só podemos chamar de P.A. se o ritmo que a seqüência seguir for de acréscimo ou de decréscimo. Se tiver um ritmo diferente não será uma PA. Por exemplo, a seqüência (1, 2, 4, 8, 16, ...) tem um ritmo, sempre dobrar o próximo elemento, mas não é uma PA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário